terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Donetsk

De volta à Berdyansk. No sábado, eu, Gustavo, Rey e Yining pegamos um ônibus para Donetsk já de manhã cedo. O ônibus não era muito bom, mas pelo menos ouvir um Manowar a viagem inteira foi. Quando chegamos em Donetsk, esperávamos que o ônibus fosse parar numa rodoviária, um lugar grande e cheio de ônibus, já que a cidade tem mais de 2 milhões de habitantes. No entanto, o ônibus que pegamos ia para outra cidade depois de Donetsk, e tudo o que ele fez foi parar num ponto de ônibus. Como achamos que não era ali que tínhamos que descer, não descemos, e acabamos parando perto do aeroporto da cidade. Pegamos um ônibus de linha e voltamos com ele por uma rua, e continuamos a pé pela mesma rua, em direção a um McDonalds. Liguei pra Paava, trainee brasileira que ia nos receber lá (ela, Fernando e Matheus), tentando nos localizar, mas o jeito foi se encontrar no McDonalds. Fomos para o flat que os 3 alugaram para deixar nossas coisas, e então para o shopping. No shopping, acabamos encontrando mais 3 brasileiros numa loja, todos jogadores de futebol. Fomos para o mercado e começamos a comprar as coisas para o jantar de natal. De volta ao flat, começamos a preparar a comida. Gustavo preparou arroz com passas, Rey preparou galinha frita, eu preparei macarrão ao molho branco e Paava preparou a salada. Matheus e Fernando foram buscar um colchão enquanto preparávamos a janta. Domingo começamos um tour pela cidade. Fomos almoçar no Liverpool, primeiro restaurante até agora onde o pessoal fala pelo menos um pouco de inglês. Andamos pela cidade, conhecemos alguns lugares, fomos de novo para o shopping e de volta ao flat. Segunda fomos para a rodoviária e pegamos um ônibus de volta para Berdyansk. Em Berdyansk, fomos ao mercado. Gustavo comprou meu presente de amigo secreto (a revelação foi sexta =D), agora só falta um saca rolhas pra provar o vinho que ganhei. Hoje, terça, fui comprar passagens de ônibus para Sevastopol, na Crimea.
Essa semana agora estamos de "férias". Não temos nenhuma apresentação em escolas, apenas o English Club na quarta, e também temos que ficar disponíveis para quando os parceiros do nosso projeto quiserem nos encontrar. Sexta celebraremos ano novo aqui em Berdyansk, com o pessoal da @, e no domingo eu e Yining estamos indo para a região da Crimea, península no mar negro. Ainda estamos planejando a viagem, que cidades visitar e essas coisas. Tem muitos lugares pra conhecer, vamos ver como podemos planejar.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Natal

Véspera de Natal, e eu aqui na Ucrânia =D
Aqui na Ucrânia, o pessoal celebra o Natal no dia 7 de Janeiro. Ou seja, para eles, este é só um final de semana comum. Mas não pros trainees. Já estávamos organizando um amigo secreto, tínhamos decidido ficar em casa no final de semana e fazer uma janta para celebrar o natal, mas os planos acabaram mudando. Falamos com os trainees (3 brasileiros) de Donetsk, os mesmos que estavam aqui no final de semana passado, e concordamos em ir para Donetsk no apartamento deles para passarmos o natal juntos, muito mais massa. Temos que decidir o que fazer para janta ainda, vamos ver quais as sugestões.
Resumindo a semana, quarta-feira fomos os 4 trainees fazer 2 apresentações em uma outra escola. Depois das apresentações, almoçamos e fomos para a praia, dessa vez de carro. Nos últimos dias esquentou por aqui, derreteu toda a neve e ficou numa temperatura próxima dos 10°C e com muita neblina. Mas mesmo assim foi interessante ir conhecer a praia. Na volta, fui para o English Club e para um Meeting sobre o projeto. Quinta-feira, acordei cedo para pegar um ônibus e chegar na estação de trem, onde Andrey iria encontrar a gente e nos guiar até a outra escola para as apresentações. Depois das nossas apresentações, fomos para outra escola para assistir a "festa de ano novo" deles, uma apresentação feita pelos alunos para comemorar o ano novo. De tardinha fomos para um "carnaval de ano novo", uma festa organizada pelos parceiros do nosso projeto, só pra fazer um social. Descobri que posso mandar lavar minhas roupas aqui por 1 real, ou seja, que não vou precisar colocar minhas calças jeans de molho dentro de uma sacola. Hoje, sexta, acordei cedo para poder mandar lavar as roupas, e voltei a dormir. Fomos para uma escola para ver outra apresentação de Ano Novo, fui para o English Club, comprei meu presente de amigo secreto (um monte de cervejas diferentes e um chocolate) e fomos para uma pizzaria jantar. Jantamos e voltamos para o dormitório. Liguei pra casa do meu celular só para desejar um feliz natal pra família, Chegando aqui, fizemos a revelação do amigo secreto. Muito massa, rimos muito.
E amanhã de manhã é acordar cedo e pegar um ônibus pra Donetsk e curtir o natal por lá. Eita coisa boa.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

2 semanas

2 semanas desde que cheguei aqui na Ucrânia. No último sábado teve o Global Village, muito massa. O Global Village foi um evento organizado pelo pessoal da @ aqui. Um pessoal daqui e os trainees prepararam uma mesa com artigos nacionais pra expor ao público, e também fizeram comidas nacionais. O dia começou com o preparo de brigadeiro. Eu e o Gustavo preparamos 15 latas de leite condensado e mais um monte de chocolate. O chocolate que compraram era o mais barato, mas felizmente era o mais doce (o melhor). Como o leite condensado daqui não é muito doce, não ficou um verdadeiro brigadeiro, mas ficou bom, o pessoal gostou. No começo da tarde fomos para o local para preparar as coisas. Logo após o começo do evento, chegaram outros 3 trainees para participar do evento. Vieram de Donetsk, onde é o projeto deles, para participar do evento e conhecer a cidade. Todos brasileiros, muito legal. Dois vieram de Chapecó, Matheus e Fernando, e uma do Pernambuco, Paava. Ajudaram a gente na hora da apresentação dançando um baião, muito legal. Depois do Global Village, viemos para o dormitório, onde eles puderam deixar as malas, se arrumar e tomar um chimarrão, e depois fomos para uma festinha na casa da Olga (VPICX). Como na festa estávamos em 5 trainees brasileiros, nada mais junto do que levar umas bebidas nacionais. Levei a cuia pra preparar um chimarrão, meu velho barreiro (não podia faltar), e o maracujá Joinville (também não podia faltar). Já tinha servido umas cachaças pro pessoal antes, então resolvi guardar algumas pruma próxima. Preparamos uma caipirinha pro pessoal lá. Mesmo não tendo limões verdes e açúcar de cana, conseguimos fazer uma caipirinha muito boa. Fiz o pessoal formar uma fila, ajoelhados, e servi o maraca Joinville pra eles, como deve ser. Domingo o pessoal voltou aqui para o dormitório. De noite saímos para fazer um passeio pela cidade e jantar numa pizzaria. Na televisão da pizzaria passou a versão ucraniana da música "panamaricano", muito sarro. Fui com os 3 visitantes para a casa da Olga passar a noite, já que não podiam dormir no nosso dormitório. Segunda de manhã voltamos para o dormitório, e de meio dia levamos eles para a estação de ônibus para voltarem para Donetsk. De tarde teve uma reunião a respeito do nosso projeto, onde recebemos a notícia de que teríamos que fazer uma apresentação na terça (hoje) sobre economia para um grupo de empresárias (empresas de pequeno ou médio porte). Ou seja, volta pra casa e começa a preparar um montão de apresentações, as do projeto (apresentação nas escolas) e a de economia. Hoje, terça, tivemos mais 2 apresentações na escola 1 (eu, Gustavo e Rey apresentamos juntos de novo). Até aí tudo bem, mas o "pra acabar" do dia foi uma guria da turma dizer no final da apresentação: "Eu tenho uma pergunta pro Petrius: teu cabelo é muito bonito, que shampoo tu usa?" Taqueopariu. Mas tá. Almoçamos na escola, e a professora falou que podemos almoçar lá terças e quintas. Ôô notícia maravilhosa, o almoço lá é bem mais gostoso que no restaurante que a gente almoça. De tarde finalizamos nossa apresentação sobre economia e fomos lá. Fomos eu, Gustavo, Rey (da Indonésia), Yining (China) e a Olga (VPICX como tradutora). A apresentação ficou bem legal, o pessoal gostou bastante. Agora estou deitado na cama digitando e por hoje só resta tomar um banho e dormir bem.
Amanhã começam as apresentações em outra escola. Pelo que entendi, dessa vez vamos os 4 juntos fazer a apresentação para a turma. Vamos ver isso amanhã.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Global Village

E chegou o fim da semana. Amanhã tem o Global Village, uma "feira" onde os trainees vão apresentar seus países, algumas músicas, comida, essas coisas. Eu e o Gustavo vamos preparar brigadeiro, a única coisa que vai dar de preparar aqui. Queríamos fazer uma feijoada, mas não teria como levar ainda quente, e feijão preto não dá de achar por aqui. Pão de queijo não tem como fazer, porque não tem onde comprar polvilho. Então, o jeito é fazer brigadeiro. O problema é que o leite condensado que eles vendem aqui não é muito doce, então o jeito vai ser adicionar um pouco de açúcar (que também não é muito doce). Vamos ver no que dá.
Quarta-feira de manhã, eu e Reytia, da Indonésia, fizemos uma entrevista pra rádio. Depois, fomos numa lan house, onde finalmente consegui fazer o upload de algumas fotos no Orkut e Facebook. Almoçamos e aproveitamos a tarde inteira para andar pela cidade e tirar fotos, já que o dia estava perfeito para isso. Terça tinha nevado, e na quarta abriu um maravilhoso sol, sem nenhuma nuvem. Ainda estava frio, minha bota não está mais dando conta. Descobri que ela não é impermeável, mesmo sendo bem resistente à agua, o que deixa o pé gelado. Conheci a praia daqui, mas só molhei os dedos na água pra ver como estava gelada. Depois de passear pela cidade, fui para o "English Club", e depois para casa. Quinta-feira, eu, Gustavo e Reytia fizemos duas apresentações numa escola. Almoçamos lá e voltamos para casa. De noite fomos procurar um restaurante na cidade pra jantar. Comi uma sopa de cogumelos, mas nem fiquei doidão. Hahahaha. Quando chegamos no dormitório ainda fomos para a "festa" que estavam fazendo aqui. A festa começou 6 da tarde até as 10 da noite, sem álcool, e ao som de música eletrônica ucraniana/russa. Muito estranho, mas até que legalzinho. Hoje não tive que fazer nenhuma apresentação, apenas o English Club e uma reunião por causa do Global Village de amanhã. Almoçamos, mas dessa vez não ganhamos o "surprise bread". Sexta-feira passada, enquanto almoçava, me deram um pacote cheio de pães recheados. Apelidamos de "surprise bread", porque não dava de adivinhar do que era cada pão. Você podia querer um pão com maçã ou carne, e quando mordia descobria que era de cebola ou porco.
Amanhã vem 3 outros intercambistas brasileiros para participar do Global Village, quero só ver.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

1 semana

Um pouquinho mais de uma semana já se passou desde que saí de casa. Praticamente uma semana que estou na Ucrânia, e ainda não congelei.
Sábado e domingo o pessoal da @ aqui fez o primeiro DD deles em inglês. Participei do DD no sábado, e depois teve uma festinha pra confraternização, por causa da chegada dos EPs. Uma coisa interessante aqui é que as garrafas de vodka já vem com 2 litros. Não que tenham comprado pra festa, mas não que não tenham... melhor deixar quieto. Bom, domingo fiquei em casa descansando. Não que isso também tenha relação com a festa, mas não que não tenha também. Aproveitei o domingo para lavar algumas roupas... desanimador. Não tem máquina de lavar aqui, ou seja, tem que lavar à mão. Pra melhorar, as bacias pra deixar as roupas de molho já estavam sendo usadas e tive que deixar de molho numa sacola. Bom, pelo menos tem água quente, o que já ajuda e muito. Segunda fomos fazer compras na cidade. Troquei uns dolares por Grivnas, comprei um par luvas e um chapéu. Graças ao chapéu, fiquei ainda mais com cara de russo. Depois, fomos para o English Club, basicamente uma hora de conversação com alguns alunos para incentivar o pessoal a falar inglês. Depois disso, foi definido a escola onde cada um ia fazer as apresentações de hoje. Como o Gustavo disse que já tinha apresentado na escola que eu iria hoje, tive que montar apresentação sobre outro tema para não ficar repetido, ou seja, já era a noite. No fim, acabei não precisando hoje da apresentação que montei durante a noite. Quando estava na escola, começou a nevar, forte. Quando voltei de lá estava coberto de neve, da cabeça aos pés.
Enfim, esfriou bastante por aqui. Andar na neve é legal, mas depois de um tempo ela vai compactando e fica perigoso, escorregadio. Até agora, minhas roupas estão suportando legal. Mesmo andando na neve sinto calor, exceto pelas partes da cabeça que ficam exposta e não dá de proteger. As botas que comprei estão se mostrando eficientes, pois não está entrando água. Basta duas meias e o pé se mantém aquecido. Na foto, nem dá de ver direito o tanto de neve que eu estava carregando... É uma pena que não tem termômetros nas ruas daqui como no Brasil, aí não consigo saber a temperatura. Acho que na hora que nessa hora devia estar em -3°C. A cidade aqui é próxima do mar, então dá de imaginar o tanto de vento que tem, contribuindo pra sensação térmica. Mas tá muito massa :)
Hoje eu ainda deveria ter uma entrevista numa rádio, mas acho que vai ficar para amanhã. Vou aproveitar para recuperar um pouco do sono perdido.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Berdyansk

Finalmente, cheguei em Berdyansk. Agora, estou deitado na cama do dormitório digitando.
Quarta-feira, estava em Kiev, passei a noite no Albergue e de manhã saí pra fazer compras e conhecer a capital.  A capital é muito legal, muito grande e o shopping enorme. Andei de patins no gelo lá... não é fácil. Até fiz um vídeo de uma das primeiras voltas, um horror. Fui no mercado, comprei mantimentos para a viagem e fui pra estação de trem. Quase 23 horas de trem estavam me esperando. Jantei no trem, estava cansado do dia e dormi. Quando acordei, o trem estava chegando numa cidade, onde parou e ficou lá por 7 horas. 7 da noite (quinta-feira), cheguei em Berdyansk, onde já tinha um pessoal me esperando. Me guiaram até o dormitório, que é o lugar onde vou ficar. Estou dividindo o quarto com outro brasileiro, e tem outros intercambistas em outro quarto. Quinta de noite não deu tempo direito nem de desfazer a mala (e seus 30kg). Só o suficiente pra juntar as minhas cachaças com as que o Gustavo trouxe, guardar as roupas, jantar com o pessoal e tomar um bom banho. Hoje de manhã (sexta-feira), começou meu projeto. Acabei não acordando no horário que devia (não ouvi meu relógio), mas no fim das contas consegui chegar bem em tempo (com folga) para o projeto. Eu e Yining (intercambista chinesa) fizemos duas apresentações de nossos países, para duas turmas diferentes. Muito legal a apresentação. As duas turmas me deram um presente (uma caixa de bombons e uma xícara de Berdyansk). A primeira turma estava bem empolgada, e quiseram bater um monte de fotos. Depois das apresentações, comprei um modem de internet portátil (que nem 3g, mas com velocidade mais baixa), só que ela é limitada a 5 gigas por mês. Por isso, vai ser difícil para fazer upload das fotos que eu tirar aqui. Uma hora dessas, quando passar numa lan house, aí atualizo meu facebook e orkut. Ao voltar pra casa, fui pegar o ônibus sozinho pela primeira vez. Não deu certo... acabei parando uns pontos antes. Pra minha sorte, consegui pedir ajuda pra uma mulher que desceu do ônibus, mesmo ela não falando inglês. De volta ao dormitório, consegui organizar minhas coisas, ajeitá-las no quarto. De tarde, fomos na universidade pra conversar sobre a "Global Village" que será organizada. Mais tarde, fomos no mercado e, enfim, vi a neve! Começou a nevar hoje, mas tem muito vento, o que se resume em frio. Por falar em frio, até agora não está tão frio como imaginei que seria. Estou apenas usando, além de uma camisa e um casaco, as minhas duas melhores jaquetas. Mas acho que a partir de amanhã periga não ser suficiente, já que hoje esteve chovendo e de noite (leia-se 5 ou 6 da tarde) começou a nevar. Fizemos um brigadeiro agora há pouco, ainda nem comemos, mas não vai ficar tão bom quanto um feito no Brasil. Aqui não tem leite condensado, só um outro tipo que é um pouco menos doce. Bom, vamos ver como que está, espero que esteja bom.
Amanhã? De manhã vamos no escritório da @ e vamos ver o que acontece.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Chegada

Primeiro dia na Ucrânia. No momento, estou sentado no sofá do albergue digitando o que vier à lembrança.
Saí ontem de Florianópolis, o primeiro vôo atrasou um pouco... nada demais, só me fez esperar um pouco menos em Guarulhos. Quando embarquei no avião para a Suíça, o comissário de bordo me ofereceu um lugar na janela que estava livre. Voar é muito massa! E mais massa ainda é ver lá do avião as montanhas com neve no topo e todos os campos cheios de neve. Paradinha em Zurique, aí fui para Kiev. Cheguei no aeroporto bem na hora, mas a fila para registrar a entrada demorou um pouco, e até descobrir onde eu tinha que ir para trocar dinheiro e pegar o ônibus demorou muito. O guia que me passaram servia caso eu já estivesse no terminal onde eu devia ir... e achar esse terminal foi trabalhoso. Indo para o outro terminal, a rodinha da mala (de 30kg) quebrou, o jeito foi arrastar mesmo. Consegui pegar o ônibus para a estação de trem, que demorou mais do que deveria (um pouco mais de uma hora). Quando finalmente cheguei na estação de trem, estavam me esperando lá já tinha quase 2 horas (no frio, fiquei com pena dela). Comprei a passagem de trem para Berdyansk pra amanhã e peguei um metrô para ir até o albergue que eu vou ficar. Olhar pro albergue no começo era meio assustador, tinha um corredor meio sombrio e tal, mas depois vi um Porsche Cayenne e fiquei sussa. Deixei as coisas no albergue e fui num "encontro da @", mas não fiquei muito e saí pra procurar por um lugar com internet ou um telefone pra dizer que estou vivo e tal. Não achei, aí fui jantar, comi uma sopa de galinha, procuramos por internet mais um pouco e voltei pro albergue.
Quando cheguei descobri que tem wireless aqui, e também tem um outro brasileiro, que acabou de chegar, enquanto digito por aqui. A foto coloco outra hora, quando tiver pro PC.